Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Observ noticias > Eclipse Solar Total atravessará America do Norte
Início do conteúdo da página
Caminho da totalidade no eclipse de 21/Ago/2017  [imagem: NASA/Scientific Visualization Studio https://svs.gsfc.nasa.gov/4518]

 

O eclipse solar de 21/08/2017 será um espetáculo testemunhado por milhões de pessoas ao longo da linha de totalidade que cruzará os EUA de costa a costa. No Brasil o eclipse será apenas parcial e será visível apenas para observadores em parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Observadores nas capitais Boa Vista, Macapá, São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal, verão entre 35% e 40% do disco solar eclipsado. Manaus, Santarém, Belém, Campina Grande, João Pessoa e Recife terão entre 30% e 35% do Sol obscurecido pela Lua. O limite de visibilidade do eclipse é definido pela faixa que inclui Rondônia e o norte dos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com menos de 5% do disco solar oculto pela Lua.

Os dados do eclipse para cada localidade podem ser obtidos clicando no link https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2017-august-21.

Eclipse de 21/Ago/2017 no Brasil [imagem: https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2017-august-21]

A opção para quem está fora da linha da totalidade mas quer ver a plenitude do eclipse é acompanhar a transmissão ao vivo pela NASA TV em https://www.nasa.gov/eclipselive/. Mas fique atento aos horários! A sombra da Lua percorrerá o território continental dos EUA em cerca de 1h30, iniciando pela Costa Oeste às 14h15 (horário de Brasília) e encerrando às 15h48 na Costa Leste. No ponto de máxima duração, a escuridão durará 2min40s.

Eclipses solares acontecem apenas durante a Lua Nova, quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol. Além disso, é necessário que a Lua se encontre em um dos nodos - os pontos onde o plano da órbita lunar em torno da Terra intercepta o plano da órbita terrestre em torno do Sol (a eclíptica). 

Somente daqui a seis anos, observadores em solo brasileiro terão a oportunidade de acompanhar um eclipse semelhante. Em 14 de outubro de 2023 a sombra de um eclipse anular percorrerá um faixa iniciando no oeste do estado do Amazonas e encerrando no litoral dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Veja a trajetória da sombra no link: https://www.timeanddate.com/eclipse/map/2023-october-14 

Fim do conteúdo da página