Página inicial > Observatório

OBSERVATÓRIO DCTA

Introdução

Inaugurado no final dos anos 60 e de projeto do engenheiro mecânico/aeronáutico Bradley H. Young e auxiliado pelo então óptico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - Abram Szulc, o Observatório Astronômico do Centro Técnico Aeroespacial - CTA, localizado em São José dos Campos-SP foi, de longe, o maior instrumento astronômico totalmente construído na América do Sul.

O Observatório do CTA proporcionou a formação da primeira geração de Astrônomos no Brasil e gerou inúmeras teses de mestrado e graduação que se encontram na biblioteca do ITA.

O telescópio principal é do tipo Newtoniano/Cassegraniano com uma montagem equatorial de dois pontos de apoio, que oferecem maior ridigez do que apenas um ponto e com a vantagem de proporcionar uma observação contínua de um objeto em seu percurso pelo meridiano. O que é muito conveniente para fotografias astronônicas de longa exposição.

Complementa ainda esse sistema de observação, um telescópio tipo refrator de 200mm de diâmetro.

Bradley H. Young polindo o espelho principal Cassegrain

Construção da lente da luneta de 200mm

Suporte do primário do telescópio Cassegrain

Para controlar o sistema de acompanhamento, originalmente existia um sistema de sincronismo pendular. Atualmente conta com um sistema de variação de ciclos de controle eletro-eletrônico flexível e eficaz, já testado e em funcionamento.

Detalhe do "clock driver" de acompanhamento

Detalhe da motorização no eixo horário

Núcleo de Atividades Espaciais Educativa

O Núcle de AtividaNAEE foi ativado no dia 24 de julho de 1995 e a partir de 04 de julho de 1996, passou a integrar o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE.
O NAEE utiliza as instalações do Observatório Astronômico do Centro Técnico Aeroespacial CTA e o prédio 2008, onde funcionou em 1962, a primeira Estação de Rastreamento de Satélites do Brasil.

Revitalização

Após muitos anos inoperante, o Observatório do CTA começou a ser revitalizado, quando da criação do Núcleo de Atividades Espaciais Educativas - NAEE, para torná-lo novamente operacional e integrá-lo ã comunidade.

A cúpula foi revestida com folhas de alumínio de 0,5mm, utilizando a técnica de gomos inteiros do topo até a base, para minimizar a infiltração e ter maior durabilidade. O prédio e suas instalações foram totalmente reformados, com especial atenção para se evitar infiltrações. Os espelhos foram totalmente realuminizados pelo Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA de Itajubá, MG. Os tubos do telescópio principal de 520mm, o tubo do secundário de 200mm e todas as chapas de revestimento receberam nova pintura.

O sistema de redução/transmissão mecânica de acionamento de movimentação (horária) do telescópio, o controle de velocidades e os componentes mecânicos e óticos foram revisados e restaurados.

Estrutura

Detalha do interior da cúpula e observatório

Detalha da cúpula

Construção principal que abriga a cúpula

Vista frontal da construção que abriga a cúpula

Vista lateral da construção que abriga a cúpula

Vista traseira da construção que abriga a cúpula

Detalhes da sala de aula

Funcionamento

O Observatório do CTA é aberto a visitação pública todas as terças-feiras a partir das 20h sempre com condições de céu limpo. Visitas escolares ou de grupos podem ser agendas pelos telefones (012) 3947-5246 e (012) 3947-4801. Ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.