Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Observ noticias > Novo Cometa de Longo Período Descoberto: C/2017 O1 ASASSN1
Início do conteúdo da página
[imagem: © Rolando Ligustri iTelescope.net/Siding Spring Observatory-Australia. 22/07/2017]

O projeto de monitoramento de supernovas ASAS-SN (All Sky Automated Survey for Supernovas) atingiu em Junho a impressionante marca de 500 supernovas descobertas, mas isso não diminiu o entusiasmo no anúncio do primeiro cometa descoberto pelo projeto: O Cometa C/2017 O1 foi identificado pela primeira vez em imagens capturadas no dia 19/07/2017 por um conjunto de 4 telescópios de 14cm montados no Cerro Tololo (Chile) e operados pela rede ASAS-SN. O objeto localizado na constelação de Cetus foi confirmado como um cometa pela União Astronômica Internacional (IAU), organização científica que oficializa as descobertas astronômicas e gerencia o sistema de nomenclaturas de corpos celestes.

Os primeiros dados de sua observação foram publicados na circular MPEC 2017-O45 do Minor Planet Center da IAU e indicam que o cometa deve atingir o periélio (sua menor distância ao Sol) em outubro de 2017.

O rápido aumento de brilho mostrado nas imagens abaixo, capturadas entre os dias 19 e 25 de Julho, pode significar que o cometa se tornará visível a olho nu a medida que se aproxima do periélio.

[imagem:  Benjamin Shappee  ASAS-SN/Cerro Tololo]

O projeto ASAS-SN opera dois conjuntos robóticos de 4 telescópios - instalados no Chile e no Havaí -  dedicados à busca de supernovas e vasculha constantemente todo o céu visível em busca destes eventos. O projeto varre constantemente o céu e detecta variações de brilho que podem indicar a explosão de supernovas. Nas imagens capturadas no dia 19 de Julho uma fonte luminosa não catalogada pelo Minor Planet Center foi identificada na constelação de Cetus. Nas horas seguintes, observadores monitoraram seu deslocamento a partir de telescópios localizados na Austrália, Havaí e Chile, acompanhando a evolução de seu brilho e fornecendo dados preliminares para a determinação de seus elementos orbitais.

[mapa: Sky and Telescope/Sky Map]

Apesar do ASASSN1 já estar ao alcance de pequenos telescópios nas últimas horas antes do nascer do Sol, ainda é cedo para elevar as expectativas pela passagem de um cometa visível a olho nu. O aumento de brilho testemunhado até agora pode ser apenas um transiente e é preciso manter os olhos e telescópios atentos às próximas evoluções. Enquanto isso, confira semanalmente a programação de nosso Observatório no link Céu da semana e mantenha-se informado dos principais eventos astronômicos e dos objetos visíveis a partir de São José dos Campos.

Fim do conteúdo da página