O Sensor Mecânico Acelerométrico (SMA) é um dispositivo eletromecânico baseado no princípio do sistema massa mola, que tem por finalidade estabelecer o isolamento de partes da rede elétrica de um veículo espacial durante o voo, mantendo a linha da corrente elétrica do pirotécnico descontinuada enquanto o foguete não for lançado e não atingir um determinado valor de aceleração, aumentando, dessa forma, a segurança no lançamento de veículos espaciais multiestágio.

A principal motivação do projeto está associada ao efeito que a ocorrência de uma falha intempestiva do sistema de alimentação ou desconexão do umbilical do segundo estágio do foguete durante a fase de preparo pré-voo poderiam provocar na missão, como o risco de explosão do veículo ainda no berço de lançamento.

De acordo com o Requisito de Missão, o SMA deve utilizar a aceleração do foguete como fonte de energia para permitir a ordem de ignição dos motores a partir do segundo estágio.

Neste contexto, o princípio de funcionamento do SMA segue os seguintes eventos:

1 – Inicialmente o SMA se encontra no modo de segurança. Nesta condição, a extensão de uma mola presente no dispositivo proporciona a descontinuidade da linha de fogo do pirotécnico, mantendo-o em curto circuito;

2 – Após a decolagem, a ação da aceleração do foguete resulta na compressão dessa mola, proporcionando o encaixe da linha de fogo do pirotécnico, rompendo-se o estado de curto circuito; e

3 – Após o encaixe da linha de fogo do pirotécnico ocorre o travamento do dispositivo, permitindo a continuidade do sinal elétrico para o pirotécnico.

sma

Sensor Mecânico Acelerométrico (SMA).