Página inicial > Observ noticias > Equinócio de Setembro: O Sol nasce para todos.
Solstício de Junho, Equinócio de Setembro, Solstício de Dezembro e Equinócio Março vistos do espaço. [imagens: EUMETSAT/Meteosat9]

A inclinação de aproximadamente 23° do eixo de rotação da Terra com relação ao plano da órbita terrestre em torno do Sol faz com que a luz solar incida de maneira desigual sobre a superfície de nosso planeta. É esta inclinação a causa das estações do ano.

No mês de Junho o hemisfério Norte recebe a luz e o calor solar mais diretamente enquanto no hemisfério Sul a radiação solar incide obliquamente. No Polo Norte o Sol não chega a se por e permanece visível durante 24 horas. No Polo Sul é a noite que dura 24 horas e o Sol não desponta do horizonte. É verão no hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul. Seis meses depois o cenário se inverte.

Entre estes dois extremos, há os Équinócios, do latim aequinoctium (Aequus=igual, Nox=noite), quando o eixo de rotação da terra está orientado perpendicularmente em relação à direção de incidência dos raios solares e ambos os hemisférios terrestres recebem a mesma quantidade de luz do Sol e o dia e a noite tem a mesma duração. No equinócio, o Sol nasce para todos!

O equinócio de Setembro  ocorreu na Sexta-Feira 22/09, às 17h02 (Horário de Brasília) marcando o início da Primavera no hemisfério Sul e o início do Outono no hemisfério Norte.

A partir desta data, o Sol parecerá nascer mais ao Sul a cada dia, até atingir um extremo no dia 21 de Dezembro, quando vemos o Sol 23° ao Sul do Equador Celeste, marcando o Solstício de Dezembro (que define o início do Verão no hemisfério Sul e o início do Inverno no hemisfério Norte). Em seguida o Sol começa a retroceder em direção ao Norte, passando novamente pelo Equador no equinócio de Março, e atingindo 23° ao Norte do Equador Celeste em 21 de Junho, no Solstício que marca o início do Inverno Austral e do Verão no Norte.