Página inicial > Últimas Notícias > Servidor e colaborador do IAE vencem o IV Concurso de Estudos de Caso em Projeto Gráfico de Sistemas

Servidor e colaborador da Divisão de Propulsão Espacial (APE) foram premiados no IV Concurso de Estudos de Caso em Projeto Gráfico de Sistemas. Promovido pela National Instruments (NI), o concurso de trabalhos técnicos reconhece as aplicações mais inovadoras no uso da Instrumentação Virtual e Projeto Gráfico de Sistemas elaboradas por engenheiros da indústria e por profissionais de ensino.

O artigo intitulado “Banco de Teste de Motor foguete usando as Soluções NI”, de autoria de André N. de Almeida Prado, servidor do IAE, e do colaborador do Instituto Guilherme Stanisce Correa, foi o grande vencedor do prêmio em 2014. O trabalho trata sobre Banco de Testes e como determinadas decisões podem fechar o ciclo de vida de projetos de forma prematura: “Nosso desafio é projetar e construir o primeiro banco brasileiro de testes de motores foguetes a propelentes líquidos que suporte o desenvolvimento de um sistema de propulsão líquida para foguetes, visando sua aplicação em lançadores de satélites. Para isso é fundamental, dentro da área de NI, manter-se alinhado às novas tecnologias, sustentando ciclos de vida mais longos e dando melhor suporte aos projetos”, destaca André N. de Almeida Prado.

A outorga do prêmio ocorreu no dia 12 de novembro de 2014, com a presença de Leandro Fonseca e Victor Hirata, representantes da National Instruments. Na mesma ocasião, a National Instruments reconheceu a participação do IAE através de homenagem ao engenheiro Afonso Paulo Pinheiro, chefe da Divisão de Propulsão Espacial, e da oferta de uma capacitação para um servidor do Instituto nos laboratórios da NI Brasil.

André N. de Almeida Prado recebeu como prêmio uma viagem a Austin – Texas para participação no NI Week, Congresso que reúne desenvolvedores, clientes e parceiros de NI a nível mundial para discussão sobre os novos caminhos da engenharia, desafios, problemas e quais os possíveis meios de solucioná-los.