Página inicial > Slideshow > Parceria do DCTA/IAE com o Centro Aeroespacial Alemão

O Brasil mantém com a Alemanha, há mais de cinco décadas, um relacionamento voltado para a área espacial, e o Instituto de Aeronáutica e Espaço, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial é o principal integrante dessa parceria.Este acordo entre esses países é uma cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão chamado de Deutsches Zentrumfür Luft - und Raumfahrt (DLR), que se iniciou com o Acordo Geral de Cooperação sobre ciência e desenvolvimento tecnológico, assinado na cidade alemã, Bonn,no dia 09 de julho de 1969.

IMG 20230803 WA0010

Entre outras atividades, o DLR também atua com pesquisas espaciais e lançamento de foguetes, utilizando bases da União Europeia. Porém, o Centro Aeroespacial Alemão não pode produzir o tipo de foguete que o IAE possui, por esse motivo eles compram o que o Brasil produz, também por conta do foguete brasileiro conter características técnicas de baixa vibração e a repetibilidadeda trajetória dos lançamentos ser mais precisa. O DLR também participa como parceiro no desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), cooperando no desenvolvimento de sistemas.

Além da nuclear aeronáutica encontra-se a área espacial, mas especificamente a relação mais próxima entre o IAE e o DLR se dá com Instituto MORABA - Mobile Rocket Base, que há anos compartem experiências de lançamentos suborbitais com o IAE como também outras tecnologias; o foguete VSB-30 (Veículo de Sondagem com Buster), considerado pelos alemães como o melhor foguete suborbital do mundo, faz parte do programa de foguetes de sondagem europeu, sendo os motores totalmente desenvolvidos e produzidos no Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Essa parceria entre os paísestambém é importante para o avanço aeroespacial brasileiro, pois coopera para o desenvolvimento de sondas e veículos lançadores no país, assim como para a prestação futura de serviços nesta área, além da transferência de conhecimentos relacionados à tecnologia, que capacita ainda mais a equipe técnica e a indústria nacional.

Na primeira semana de agosto deste ano, a equipe desse Instituto alemão visitou o IAE visando à finalização de contratos e planejamento para futuros projetos. Foi acionado um acordo para desenvolvimento do envelope motor do VS -50, que é o motor principal do VLM. Nestas reuniões também foi discutido sobre a conclusão do contrato que aspirao fornecimento de motores do VSB30 e VSB31.

“A vinda da equipe do DLR este ano tem como objetivo aprofundar e ampliar a cooperação entre os dois institutos, gerando maior sinergia para aceleração do programa espacial brasileiro” – Brig Casarino

AAA

Imagens: Acervo do IAE