Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

fgjhyukg.jpg 

Atendendo às orientações do QG do DCTA, que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Comando da Aeronáutica sobre o novo conceito do CEBRA (Complexo Espacial Brasileiro), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou, durante a semana do dia 16 ao dia 20 de setembro de 2024, a Precursora da Operação Potiguar Fase 01 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Operação PotiguarAnotação 2024 09 24 185953

Assim, a Operação Potiguar possui como objetivo qualificar em voo o sistema de recuperação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), projeto desenvolvido pela empresa Orbital em parceria com o IAE, que conta com apoio financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB). Esta será a última etapa para o Brasil possuir uma PSM 100% nacional e obter a soberania para executar os experimentos científicos em condições de microgravidade, pois antigamente era utilizada no VSB-30 a Plataforma Micro G de origem alemã.

Todavia, em razão das demandas operacionais e logísticas para reativar o CLBI, a Operação Potiguar foi dividida em duas Fases, a Fase I, em 2024, visando checar a confiabilidade dos meios de rastreio do CLBI, por meio do lançamento de um VS-30 com carga útil inerte e a Fase II, em 2025, para qualificar a PSM.

operação_potiguar_02.jpg

Assim sendo, as equipes do IAE realizaram a preparação e testes funcionais dos meios do Centro (Radares, Telemedidas, Casamata, Lançador, Centro de Controle etc.), garantindo que todos os sistemas estejam em condições de funcionamento para a Operação de Lançamento que ocorrerá no período de 17 a 30 de novembro.

Também, foram estabelecidos, junto ao CLBI, os procedimentos de segurança e cronologia de lançamento com base nos dados coletados durante a Precursora.

operação_potiguar_03.jpg

Oportunamente, foi realizada uma reunião com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para coordenar a ação cívica social que ocorrerá durante a Operação, com a utilização da carga inerte como “cápsula do tempo”, levando as cartas de estudantes potiguares sobre o tema: “O Brasil na conquista do Espaço”.

Dessa forma, a Operação Potiguar Fase 01 marcará o reinício das atividades de lançamento de Veículos Suborbitais no CLBI, em atendimento às diretrizes do Complexo Espacial Brasileiro, possibilitando a abertura de mais “slots” de lançamentos de veículos de maior porte para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

 

Setores Envolvidos:

Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas (ACE);

Divisão de Eletrônica (AEL);

Divisão de Integração e Ensaios (AIE);

Divisão de Mecânica (AME);

Divisão de Projetos (APJ);

Subdivisão de Pirotecnia (APR-X);

Coordenadoria de Segurança (VDIR-CS); e

Coordenadoria de Administração (VDIR-AD).

 

 

 

Fonte: Maj Arruda

Revisão: TC Fernando

Imagens: Arquivo pessoal

Fim do conteúdo da página