Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Mais notícias > Homenagem aos Heróis do Projeto VLS-1
Início do conteúdo da página

IAE 1116 INTRA 1 1

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) homenagearam neste domingo, dia 22 de agosto, os 21 profissionais vitimados no acidente do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no ano de 2003.

Desde o fatídico acidente, as famílias se reúnem no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos-SP, para uma emocionante homenagem. Incialmente os familiares foram recebidos pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos e também pelo Capelão do DCTA, Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto.

IAE 1039 INTRA 2IAE 1051 INTRA 3

Pontualmente às 13:26h (horário do acidente), todos os presentes de concentraram em volta do monumento construído em homenagem aos denominados “Heróis de Alcântara”, e iniciaram os tocantes estouros dos 21 rojões, citando primeiramente o nome do vitimado e acendendo o respectivo rojão. Na sequencia, o Capelão do DCTA realizou uma oração junto aos familiares. Ao término da homenagem, foi entoado o toque de silêncio em respeito aos nossos Heróis.

IAE 1129 INTRA 4IAE 1163 INTRA 6

As filhas do Coronel Abner (personalidade que por seu comprometimento inspirou o nome da Usina Coronel Abner - UCA do IAE) as Senhoras Ana Paula Maciel e Dóris Maciel Cezarinni, também viúva de um dos vitimados no acidente de 2003, contam que “No começo foi muito difícil, uma mistura de tristeza, um sentimento de inconformismo, com uma enorme necessidade de estarmos juntos, como se fizéssemos parte de uma mesma família, buscávamos consolo e amparo uns nos outros. Essa união, nos deu forças para continuar, e hoje virou uma tradição, na qual percebemos o carinho do IAE e do DCTA nos acolhendo gentilmente nesta data inclusive com as palavras carinhosas do Capelão”.

IAE 1056 INTRA 5

São 18 anos sem o convívio e a presença dos nossos amigos, sem a competência e excelência destes valorosos profissionais que deixaram um imensurável legado de conhecimentos, que até hoje agregam valores ao Programa Espacial Brasileiro.

- Amintas Rocha Brito

- Antonio Sergio Cezarini

- Carlos Alberto Pedrini

- Cesar Augusto Costalonga Varejão

- Daniel Faria Gonçalves

- Eliseu Reinaldo Vieirao

- Gil Cesar Baptista Marques

- Gines Ananias Garcia

- Jonas Barbosa Filho

- José Aparecido Pinheiro

- José Eduardo de Almeida

- José Eduardo Pereira II

- José Pedro Claro da Silva

- Luis Primon de Araújo

- Mario Cesar de Freitas Levyo

- Massanobu Shimabukuro

- Mauricio Biella Valle

- Roberto Tadashi Seguchi

- Rodolfo Donizetti de Oliveira

- Sidney Aparecido de Moraes

- Walter Pereira Junior

Fonte/imagens: GAB-SCS-IAE

Fim do conteúdo da página