Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Operação Hércules é iniciada com o apoio do IAE
Início do conteúdo da página

01 IMG 0006 1
No período de 01 a 28 de fevereiro de 2021, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por intermédio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), realizou a Etapa 1 da fase preliminar da Operação Hércules, que consiste na de varredura do estande de aviação Juliet do Campo de provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no município de Novo Progresso - PA. Tal atividade teve como objetivo a descontaminação do estande a fim de disponibilizar área de ensaio para o Míssil Tático de Cruzeiro (MTC), em desenvolvimento pela empresa AVIBRÁS.

02 IMG 20210223 WA0068
A equipe de descontaminação, sob a coordenação do IAE, foi composta por militares do DCTA e IAE, bem como o apoio de militares dos grandes comandos da FAB, tais como DIRENS (AFA, CIAAR e EEAR), SEFA (BAAF), COMGAP (DIRMAB, PAMB-RJ e BASP) e DIRSA (HFASP), todos com competências/qualificações preconizadas pelo Manual de Segurança de Explosivos (MCA 135-2/2012) para atuação na destruição de explosivos nos três níveis de execução: curso de Explosive Ordenance Disposal (EOD), curso Neutralização e Destruição de Artefatos Explosivos (CNDAEX) e o curso de Manipulação de Material de Demolição (CMMAD). Cabe destacar que esta atividade de varredura completa foi realizada pela primeira vez envolvendo diversas organizações militares do COMAER sob a coordenação do DCTA/IAE. O ineditismo desta atividade conjunta proporcionou, na área operacional, a troca de experiência envolvida nos meios de atuação, manipulação e neutralização de materiais explosivos. Além disso, a missão contribuiu também para o aprendizado de novas técnicas e procedimentos na atividade propriamente dita.

03 IMG 20210304 WA0064
Aliados ao pessoal técnico na área de explosivos, a Operação também recebeu um apoio de vital importância dos militares do Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ) para compor a Equipe Médica, do 1º/1º GT (Esquadrão Gordo) e do 1º/15º GAV (Esquadrão Onça) pelo transporte de pessoal e material, do 2º/10º GAV (Esquadrão Pelicano) para realizar as ações de Alerta EVAM, da Seção Contraincêndio (SCI) e Equipe de Apoio do CPBV, além dos demais envolvidos.

04 IMG 20210207 081104929 HDR
Durante a varredura de área do estande Juliet, totalizando 200.000 m², foram encontrados 63 corpos de submunição de bomba BLG (bomba lança granadas), as quais foram prontamente neutralizadas, preparadas e detonadas pela equipe técnica. Além disso, a equipe realizou escavações a fim de encontrar um artefato bélico falhado (UXO) que foi reportado pelo CPBV. Após 8 dias de escavações, numa profundidade de 5,50 metros a bomba (BAFG 230 kg) foi encontrada, neutralizada e destruída.

        IMG 20210221 WA0020 IMG 20210221 WA0022
O 1º Ten Esp Arm Alex Silva da Cunha (IAE), coordenador da Etapa 1 da fase preliminar da Operação Hércules, destaca a importância da descontaminação do Estande de aviação do CPBV, dizendo que “o trabalho realizado pela equipe de descontaminação é de grande importância para a realização da Operação Hércules no que tange a segurança do estande. Cabe ressaltar o trabalho conjunto de militares de diversas organizações militares trabalhando em prol da Força Aérea Brasileira, numa atividade que reuniu, de forma inédita, todos os níveis técnicos de qualificação, desde a manipulação até a neutralização/destruição de material de explosivo”.

Fim do conteúdo da página