Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IAE tem novo Diretor em ato de despedida do serviço ativo do Brigadeiro Demétrio
Início do conteúdo da página

1 DSC 0281 1

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na última terça-feira (15/12), o ato de transmissão de cargo de Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos ao Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alván. A solenidade ocorreu em São José dos Campos (SP) e marcou também a despedida do serviço ativo do Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos.

O ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e contou com a presença autoridades do DCTA, oficiais-generais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), além de comandantes de organizações militares subordinadas ao DCTA e representantes de empresas privadas.

DSC 0269 1 DSC 0293 1

Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro Demétrio enalteceu sua admiração ao IAE, e destacou que “uma organização militar de excelência, fruto ontem, hoje e tenho certeza que amanhã do espírito de corpo, da ética profissional, do comprometimento, do rigor científico e da responsabilidade social, qualidades do efetivo do IAE, denominados por mim com Família IAEense”. E afirmou ainda o marco da data de 15 de dezembro de 2020 em sua vida “Fecho uma história repleta de batalhas a maioria vitoriosas e algumas perdidas, mas uma guerra vencida, pois combati um bom combate”.

4 DSC 0311 1

O Oficial-General recebeu a insígnia de Brigadeiro Engenheiro das mãos de seu Chefe de Gabinete, Tenente Coronel Especialista em Armamento Augusto José de Amorim Neto, que o assessorou durante todo período na Direção do IAE. “No decorrer do período em que trabalhei com o Brigadeiro Demétrio, pude testemunhar a capacidade técnica e a gestão humanizada de conduzir as ações à frente da Direção do IAE. Desta forma, agradeço por sua confiança a mim depositada e a honra de ter ombreado os últimos anos de uma carreira ímpar”, ressalta.

5 DSC 0325 1

O Diretor-Geral do DCTA frisou a gestão técnica competente do Brigadeiro Demétrio à frente do IAE, “sendo um profissional dedicado, um chefe atento às necessidades de seus comandados, um assessor leal sendo um fator de tranquilidade para a Direção-Geral do DCTA”. E desejou que as sementes plantadas durante sua gestão frutifiquem no futuro próximo, com a projeção do DCTA e do IAE como elementos cada vez mais essenciais ao desenvolvimento aeroespacial brasileiro.

6 DSC 0330 1

O Tenente-Brigadeiro Potiguara também comentou sobre as expectativas e desafios do novo Diretor do IAE diante da escassez de recursos financeiros e humanos, a pandemia de COVID-19, assim como na continuidade do projeto VLS, o desenvolvimento do alvo aéreo, a turbina TR5000, entre outros. E evidenciou total confiança na competência profissional de lealdade e no comprometimento com a Força Aérea Brasileira do Coronel O’Donnell, atributos que balizaram a escolha, pelo Alto-Comando da Aeronáutica, ao posto de Oficial-General.

7 DSC 0360 1

O novo Diretor do IAE, Coronel O’Donnell, ressaltou que “o IAE carrega uma história de conquistas que não foram alcançadas em ambientes de abundância de recursos, mas sim em cenários altamente desafiadores. O cenário atual não é diferente. Caminhemos juntos e façamos parte dessa história”.

O Coronel O’Donnell é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1986. Possui mais de 1.500 horas de voo em diversas aeronaves e é Líder de Esquadrilha de Ataque.

Possui todos os cursos de carreira e ainda: Engenharia Mecânica-Aeronáutica e Mestrado em Ciências (ITA), Master of Science pelo Inter-American Defense College (Washington-DC), MBA em Gestão em Pública, Patent Drafting (WIPO), Successful Technology Licensing (WIPO), Administração de Suprimento e Manutenção, Planejamento e Controle de Manutenção, Gestão pela Qualidade Total, Negociação de Contratos e Acordos de Compensação (ILA), Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologias (INPI), Sistemas da Qualidade Aeroespacial, Sistemas de Gestão da Qualidade e Certificador de Produto Aeroespacial (IFI). Graduou-se com Distinção no Mestrado em Segurança e Defesa Interamericana.

Dentre as experiências militares destacam-se: Chefe da Seção de Manutenção e da Seção de Material do 1º/3º GAv, Núcleo da Esquadrilha de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Boa Vista, Chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica do DCTA, Adjunto da Divisão de Coordenação e Fomento Aeroespacial e Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, Vice-Diretor do IFI, Diretor do IFI, Adjunto do Vice-Diretor do DCTA, Assessor do Inter-American Defense College – Washington, e o último cargo de Adjunto da Divisão de Projetos do Subdepartamento Técnico (DCTA).

8 DSC 0265 1

 

Descerramento de Retrato

No início da manhã do dia 15 de dezembro, foi realizado o Descerramento do Retrato do Brigadeiro Demétrio na Galeria de Retratos dos Ex-Diretores do IAE. Na cerimônia estiveram presentes Chefes de Subdiretorias do IAE e familiares dos Diretores substituto e substituído. Após a solenidade, o ex-Diretor e seu substituto receberam os cumprimentos dos parceiros de trabalho e familiares.

 DSC 0152 1 10 DSC 0163 1

Fim do conteúdo da página