Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Mais notícias > Instalação do Sistema de Publicações AEODPS
Início do conteúdo da página

01 Capa AEODPS

No dia 16 de setembro foi realizada, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a entrega de um computador portátil (Notebook) com o sistema de publicações Automated Explosive Ordnance Disposal Precedures System (AEODPS) devidamente instalado e operacional ao representante, 1º Ten Esp Arm Emerson Barbosa Alves, do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ).

A instalação foi realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do IAE (VDIR-TI), apoiada pelo técnico em TI do Instituto, João Oscalino Lemos, o qual realizou a instalação em 2 (dois) computadores portáteis.

O AEODPS é um recurso tecnológico que possui muitas ferramentas úteis às atividades de material bélico, dentre as quais destacamos 120 (cento e vinte) publicações oficiais dos mais variados assuntos, principalmente relativos às atividades de neutralização e destruição de artefatos explosivos.

02 AEODPS

O PAMB-RJ agradece ao IAE, na pessoa do Diretor, Brig Eng César Demétrio Santos, pela doação do notebook, com as provisões de software necessárias ao pleno funcionamento dos CDs que contém a biblioteca de publicações do AEODPS.

Segundo o Chefe da Coordenação de Projetos do PAMB-RJ, João Luiz Ribeiro - Cel Av R/1, “foram realizadas diversas tentativas, ao longo dos últimos dois anos, para fazer com que os programas fossem instalados e funcionassem convenientemente. No entanto, após esgotarmos as possibilidades junto aos órgãos internos e externos de Tecnologia da Informação, recebemos com grande esperança a solicitação do IAE para o envio dos CDs, visando à tentativa de executar a instalação, por meio dos profissionais de TI à disposição nesse Instituto”. E afirma ainda que “ao terem logrado êxito nessa tarefa, os profissionais do IAE propiciaram um novo patamar na atividade de identificação, neutralização e destruição de itens ativos no âmbito da Força Aérea Brasileira, atividades que têm como maiores representantes o PAMB (por meio de sua Oficina de Itens Ativos) e o IAE (nas atividades próprias de destruição de resíduos de propelentes e de demais itens ativos)”.

O PAMB-RJ agradece a toda a equipe que colaborou para esse relevante trabalho: Ten Cel Esp Arm Amorim, 1º Ten Esp Arm Alex, SO BMB Reinaldo, 2S BMB Nery e, principalmente, o Servidor Oscalino (TI, entre outros que colaboraram indiretamente).

O Diretor do IAE, Brig Eng Demétrio, enfatiza a importância do trabalho integrado entre organizações no Comando da Aeronáutica (COMAER), “o atuar de forma integrada com outras Instituições, com vista à defesa da Pátria, ocorre porque dentro do COMAER os Órgãos agem de modo conjunto, e este recurso tecnológico de extrema importância para a área de Material Bélico foi disponibilizado em função do comprometimento e profissionalismo dos servidores militares e civis do DCTA/IAE”.

03 AEODPS

Fim do conteúdo da página