Cerimônia Melhor Pôster XVI ENICT
O coordenador do PIBIC/PIBITI do IAE, Sr. Vinicius André Rodrigues Henriques, informa que foi realizada no dia 27 de novembro de 2020, às 10h, a Cerimônia de entrega do Título de Melhor Pôster do XVI ENICT- IAE – Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IAE, que ocorreu de forma virtual no dia 06 AGO 2020, ao bolsista Salatiel Alves Ferreira Neto, orientado pelo Dr. Maurício Guimarães da Silva (ASD) com o Trabalho: "Análise de Confiabilidade do Sensor Mecânico Acelerométrico". Na ocasião, o Coordenador do Programa e os Membros do Comitê Institucional, Dra. Adriana Medeiros Gama e Dr. Euler C. M. Gonçalves Barbosa entregaram um certificado e brindes ao bolsista e orientador, que fizeram breves discursos sobre a importância do projeto para as linhas de pesquisa do IAE.
O Sensor Mecânico Acelerométrico, tema do trabalho, é um dispositivo de segurança que impede a ignição do segundo estágio de um veículo quando ainda estiver em solo. Este sensor pode ser utilizado tanto em foguetes espaciais como em artefatos bélicos desenvolvidos no IAE.
Obedecendo aos protocolos em razão da pandemia, a Cerimônia foi muito simples e rápida e o bolsista se fez acompanhar de seus pais, que engrandeceram o evento.
O coordenador do PIBIC/PIBITI IAE agradece o apoio da Seção de Comunicação Social do IAE (GAB-SCS) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (VDIR-TI) pelo apoio prestado ao evento.
PROPOSTAS APROVADAS - Edital 2020/2021
As propostas aprovadas no processo seletivo do Edital 2020/2021 para concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IAE/CNPq) são apresentadas na aba Editais.
Devido ao agravamento da pandemia do Covid-19 e prorrogação das bolsas do período 2019/2020, houve um atraso em relação às datas do cronograma do Edital 2020/2021.
Como houve uma redução em nossa cota de bolsas PIBIC (30 bolsas), foi dado prioridade aos pedidos de renovação. Entretanto, as propostas que não foram contempladas continuam cadastradas e podem ser implementadas em caso de desistência ou cancelamento de bolsas atuais.
XVI ENICT-IAE
No dia 06 de Agosto de 2020 ocorreu o XVI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IAE (XVI ENICT-IAE). Pela primeira vez o evento foi totalmente virtual, via plataforma Webex.
A abertura foi realizada pelo Brig Eng César Demétrio Santos que evidenciou o papel do IAE na formação de recursos humanos voltados para o setor aeroespacial e a importância dos bolsistas PIBIC/PIBITI no desenvolvimento dos projetos do instituto. A seguir, o Coordenador dos Programas PIBIC/PIBITI/IAE, Dr. Vinicius André Rodrigues Henriques, fez uma análise dos Programas no período de 2019-2020.
As apresentações dos trabalhos aconteceram de forma simultânea em 5 salas independentes, sendo uma para Apresentações em Pôster e quatro para Apresentações Orais.
O evento foi um grande sucesso e todos os trabalhos foram apresentados dentro do horário e duração previstos. Os bolsistas se mostraram empolgados e apresentaram seus trabalhos de forma clara e eficiente. Após cada apresentação houve calorosas discussões entre os apresentadores e a platéia virtual, o que abrilhantou mais o evento.
Ao fim do evento, os Certificados de apresentação dos trabalhos do XVI ENICT-IAE foram enviados a todos os bolsistas.
Obrigado a todos os Bolsistas e Orientadores e nos vemos no XVII ENICT-IAE em 2021.
PROPOSTAS APROVADAS - Edital 2020/2021
As propostas aprovadas no processo seletivo do Edital 2020/2021 para concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IAE/CNPq) são apresentadas na aba Editais.
Devido ao agravamento da pandemia do Covid-19 e prorrogação das bolsas do período 2019/2020, houve um atraso em relação às datas do cronograma do Edital 2020/2021.
Como houve uma redução em nossa cota de bolsas PIBIC (30 bolsas), foi dado prioridade aos pedidos de renovação. Entretanto, as propostas que não foram contempladas continuam cadastradas e podem ser implementadas em caso de desistência ou cancelamento de bolsas atuais.
XVI ENICT

PIBIC/PIBITI
O QUE É PIBIC/PIBITI
O PIBIC/PIBITI é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e tecnológica do CNPq que tem como objetivo primordial preparar alunos de graduação para o mestrado e doutorado, ensinando os fundamentos da pesquisa científica e tecnológica, aprofundando seus conhecimentos na área de competência do orientador. O PIBIC/PIBITI visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da inovação, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.