Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LEES - Laboratório de Ensaios Estruturais
Início do conteúdo da página
 
Descrição

O laboratório é destinado a montagem e execução de ensaios estruturais. Possui dimensões de 13 metros de largura por 25 de comprimento e 7 metros de altura. Estruturas rígidas compostas de colunas de aço fixadas em pisos com trilhos reforçados permitem a fixação de corpos de prova para a execução de ensaios estáticos e de fadiga em estruturas completas, ou simplesmente componentes dos mais diversos tamanhos e formas.

           Nos ensaios realizados podemos obter dados como carga aplicada, tensões máximas e mínimas, deslocamento, deformação específica ou pressão, possibilitando uma análise detalhada do comportamento estrutural durante ou após o ensaio.

            Por mais de 50 anos, o Laboratório de Ensaios Estruturais do DCTA / IAE vem realizando ensaios estáticos e de fadiga.

Infraestrutura

Aplicação de carga:

1 – Equipamento MTS (Material Test System) Aero90

O equipamento possui 70 canais independentes de atuadores hidráulicos com capacidade de 5 a 250 kN e capaz de simular carregamentos simultâneos estáticos ou de fadiga em vários pontos de uma estrutura. A carga gerada em cada canal é obtida por meio de um sistema de correção automática "Closed Servo Loop" comandado por um software de controle.

2 - Máquina Universal de Testes MTS 810.25

Equipamento com capacidade máxima de 250 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

3 - Máquina Universal de Testes MTS Landmark

Equipamento com capacidade máxima de 25 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

4 - Aquisição de Dados

A aquisição de dados é realizada utilizando hardware e o software gráfico Labview da National Instruments. O sistema possui 170 canais de leitura para strain gages e 100 canais para leituras de outros transdutores (0 a 10 V), a taxa de aquisição de até 100 kHz.

Competências

Nosso Laboratório tem amplas instalações e pessoal técnico com conhecimento em ensaios estruturais estáticos e de fadiga.

Atuadores hidráulicos, servo-controladores para aplicação de cargas, projeto e instalação de ensaios, aquisição de dados de tensão e de deflexão estão entre as ferramentas e métodos disponíveis para auxiliar o desenvolvimento do produto.

Múltiplos atuadores, células de carga e “árvores de carregamento" (mecanismos de distribuição de carga) são usadas para aplicar as cargas no item ensaiado.

Sistemas de controle e segurança para acompanhamento da carga aplicada para evitar deformações excessivas ou erros de aplicação de carga. Os dados podem ser registados continuamente ou instantâneamente aos carregamentos.

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: José Amaro de Souza Romero

Telefone: (12)3947-4093

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50  - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015  Brasil 

 
 LEES

 

Fim do conteúdo da página