Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LETP - Laboratório de Ensaios de Trens de Pouso e Componentes
Início do conteúdo da página
 
Descrição

O Laboratório de Ensaios de Trens de Pouso e Componentes (LETP) tem como finalidade principal ensaiar trens de pouso, rodas, sistemas de freios e pneus para a indústria aeronáutica brasileira. A versatilidade dos equipamentos permite aplicações em uma grande variedade de outros produtos da indústria nacional, como exemplo a indústria automobilística.

Os tipos de ensaios executados no laboratório e suas principais características são:

- Ensaio de rolagem em roda: Simula os esforços dinâmicos (fadiga) em cubos de roda durante a utilização no taxiamento de uma aeronave ou no deslocamento de um veículo.

- Ensaio estático em rodas: Simula os esforços estáticos agentes na roda durante o estacionamento e curvas no solo de uma aeronave.

- Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas: Simula os esforços agentes no freio e na roda durante as frenagens de uma aeronave.

- Ensaio de queda livre de trens de pouso: Tem por finalidade simular os esforços agentes em trens de pouso e em suas fixações durante operações de aterrissagem de aeronaves.

- Ensaio de estouro de pneus e de rodas: Simula os esforços agentes em rodas quando estas são submetidas a um aumento de pressão no pneu. O ensaio é executado em um fosso para garantir a segurança dos envolvidos, quando ocorrer o estouro do pneu ou da roda.

Infraestrutura

· Ensaio de rolagem em roda: O equipamento utilizado é composto de um volante que gira a uma velocidade constante, e o conjunto a ser ensaiado (roda e pneu) é montado num cabeçote ajustável e pressionado ao volante com uma carga previamente definida. As principais características do equipamento são:

· Carga máxima (radial) de 122.625 N

· Velocidade constante de 36,7 m/s

· Rotação constante do volante 30 rpm

· Diâmetro máximo do pneu a ser ensaiado de 1,4 m

· Ensaio Estático em rodas: O equipamento utilizado é basicamente uma prensa constituída de uma base rígida com um suporte para a fixação do conjunto roda e pneu e um carro móvel que se desloca entre duas colunas, sendo capaz de aplicar carga no sentido vertical (radial) e horizontal (lateral) sobre o conjunto ensaiado. As principais características do equipamento são: 

· Carga máxima radial de 196.200 N

· Carga máxima lateral de 156.960 N

· Deslocamento radial total de 0,6 m

· Deslocamento lateral total de 0,4 m

· Diâmetro máximo do pneu de 1 m

· Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas: O equipamento utilizado é composto de um conjunto de aplicação de carga constituído de um carro ajustável com um atuador hidráulico que aciona um cabeçote basculante, onde é acoplada uma ponta de eixo em balanço para se montar o conjunto a ser ensaiado. Possui também um conjunto rotativo constituído por um eixo, volante e discos de inércia, acionados por um motor de corrente contínua que permite variar a velocidade do ensaio. As principais características do equipamento são:  

· Carga máxima de 66.708 N

· Torque máximo de frenagem de 13.665 N.m

· Velocidade máxima de 98,9 m/s

· Diâmetro máximo do pneu de 1,25 m

· Ensaio de queda livre de trens de pouso: O equipamento de queda livre é composto de duas colunas verticais com guias, pelas quais desliza o carro onde é fixado o conjunto trem de pouso. A queda livre do corpo de prova (trem de pouso) pode ser realizada com as seguintes configurações:

· Queda sobre volante rotativo, com medição de esforços nas fixações do trem de pouso.

· Queda sobre mesa dinamométrica com pré-rotação da roda e medições simultâneas de esforços nas fixações do trem de pouso e nos transdutores de carga da mesa.

· Queda sobre superfície rígida (solo), com medições de esforços nas fixações e a pressão nas câmaras do trem de pouso.

As máximas reações admissíveis são:

· Vertical 490.500 N

· Longitudinal 392.400 N

· Lateral 98.100 N

· Sustentação 122.625 N

· Ensaio de estouro de pneus e de rodas: O equipamento utilizado neste ensaio é composto de uma bomba hidráulica com capacidade de 690 bar de pressão e vazão de 100 l/h, e utiliza água para amenizar o impacto de um eventual estouro do pneu ou da roda.

Competências

· Realização de atividades de ensaios de trens de pouso e seus componentes, de modo a atender aos regulamentos pertinentes às orientações normativas em vigor;

· Atuação na prestação de serviços de ensaios de trens de pouso e componentes, objetivando apoiar projetos tecnológicos; e

· Prover suporte ao desenvolvimento tecnológico do país, dentro de suas respectivas áreas de atuação técnica.

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: Douglas Henrique da Silva Costa

Telefone: (12) 3947-4026

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50. - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 – Brasil. 

 LETP

 

Fim do conteúdo da página