Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LAAI - Laboratório de Análises Instrumentais
Início do conteúdo da página
 
 Descrição 

O Laboratório Instrumental (LAAI) tem por atribuições pesquisas na área aeroespacial, atendendo aos projetos vigentes no IAE que envolvem técnicas instrumentais nas áreas de espectrometria no infravermelho, análises térmica e granulométrica. No LAAI são realizadas análises de rotina, como a caracterização granulométrica dos produtos empregados nas formulações de propelentes sólidos, caracterização espectroscópica e térmica de matérias primas e produtos acabados empregados em motores foguete, como propelentes sólidos e proteções térmicas. Dentre os principais projetos do IAE atendidos atualmente pelo LAAI, estão o VLM (veículo lançador de microsatélites) e o veículo de sondagem (VSB-30). Em atendimento aos projetos, o LAAI colabora com os estudos de desenvolvimento de novos produtos com aplicação em propelentes, como agentes de ligação e polímeros energéticos, bem como estudos sobre novas formulações e envelhecimento de propelentes sólidos. Estudos sobre proteções térmicas, revestimentos e adesivos empregados em motores foguete também contam com a colaboração do LAAI. Esses Laboratórios também atendem às solicitações de projetos desenvolvidos no ITA contribuindo com seus programas de pós-graduação.

 

Infraestrutura 

O LAAI possui os equipamentos:

  • Espectrofotômetros de infravermelho PERKINELMER FT-IR Spectrum One e Spectrum Frontier, operando no infravermelho próximo e médio.

  • TA 5000 . (TA Instruments)/ MDSC-Q100(-80 a 500ºC)/ SDT-Q600 (25 a 1000ºC)/ DMA-Q800 (25 a 500ºC)

  • Peneiras ABNT de 74 a 841 µm com máquina vibratória da marca Produtest.

  • Granulômetro MASTERSIZER 3000 MALVERN de bancada óptica escala de tamanho 0,01µm 3000 µm. A análise pode ser feita a seco ou em meio líquido utilizando-se dispersantes e ultrassom para desaglomeração das partículas.

Competências

Espectroscopia no infravermelho (IR);

  • Análise qualitativa de amostras líquidas e sólidas de compostos orgânicos, inorgânicos e poliméricos; (fibras, plásticos, resinas e borrachas); Análise qualitativa de superfície de materiais por reflexão total atenuada (ATR), refletância difusa (DRIFT) e detecção fotoacústica (PAS), análise quantitativa do Índice de Hidroxila em resinas PBLH.

Análise térmica (AT):

  • DSC (calorimetria exploratória diferencial): determinação de temperatura de transição vítrea (Tg), ponto de fusão e calor específico, determinação de entalpia de reação; TGA (análise termogravimétrica): acompanhamento de estabilidade térmica; determinação de teor de voláteis e cargas (orgânicas e inorgânicas). DMA (ou DMTA, análise dinâmico-mecânica): determinação de Tg, comportamento dinâmico-mecânico de materiais.

Análise Granulométrica (AG):

  • Determinação do diâmetro médio de partícula e da curva de distribuição do tamanho de partículas. As análises podem ser feitas a seco ou em meio líquido utilizando-se dispersante e ultra-som para desaglomeração de partículas. Resultados expressos em porcentagem em volume

  • Análise Granulométrica por peneiramento a seco. Determinação do diâmetro médio de partícula e distribuição granulométrica expressos em porcentagem em massa.

 

Informações para Contato

Responsável pelo LAAI: Silvana Navarro Cassu / Elizabeth da Costa Mattos

Telefone: (12) 3947-4537 / (12) 3947-4526

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LAAI / Divisão de Propulsão/ Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 Brasil 

LAAI

 

 

Fim do conteúdo da página