Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LEMP - Laboratório de Ensaios de Motor a Pistão

Descrição

Ao Laboratório de Ensaios de Motor a Pistão (LEMP) compete planejar, coordenar e executar atividades relativas ao ensaio de motores a pistão para combustíveis convencionais e alternativos aplicados em propulsão aeronáutica e automotiva, e para a geração de energia elétrica.

Infraestrutura

O LEMP está aparelhado com todos os equipamentos/instrumentos de medição necessários, em conformidade com os descritos nos procedimentos, de forma a garantir os níveis de exatidão requeridos em suas respectivas áreas de ensaio. Tais equipamentos/instrumentos de medição estão devidamente acompanhados da documentação referente ao seu uso e manutenção, incluindo eventuais manuais fornecidos pelo fabricante.

• Dinamômetro EC - com capacidade de absorção de 500 HP, rotação 1000 / 7000 RPM;
  • Dinamômetro DC - com capacidade de absorção de 240 HP e acionamento de 225 HP, rotação de 2000 / 7000 RPM;
  • Dinamômetro DR - com capacidade de absorção de 300 HP a 5000 RPM e acionamento de 50 HP a 3400 RPM;
  • Termopares tipo J e K;
  • Sistema de aquisição de dados (digital);
  • Motor para ventilação - 1 HP, 1800 RPM trifásico (60 Hz);
  • Pick-up magnético para aquisição de velocidade.

Competências

• Testes de motores alternativos de combustão interna (ingnição por centelha ou por compressão), exceto motores de pistão livre - NBR ISO 1585;

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: Wilfredo Juvenal Soepaza Cordeiro

Telefone: (12)3947-5219

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA