Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LETG - Laboratório de Ensaio de Turbinas a Gás
Início do conteúdo da página
 
 Descrição 

O Laboratório de Ensaio de Turbina a Gás (LETG) foi construído como um dos objetivos do projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP), financiado pela FINEP com recurso do fundo CT-AERO, tendo como interveniente a empresa TGM Turbinas, como convenente a Fundação Casimiro Montenegro Filho – FCMF, e executores os institutos do DCTA IAE e ITA, para atender o desenvolvimento do motor TR5000, projetado e fabricado nesse projeto.

O LETG realiza ensaios estáticos de pesquisa e de desenvolvimento em Turbina a Gás (turbojatos e turbofans) de pequeno e médio portes, podendo atender motores com até 15 kN de empuxo.

O laboratório é composto por uma sala de ensaios, onde se situa a célula de ensaio propriamente dita, com os seus principais equipamentos e instrumentação, e uma estrutura de suporte do motor e seus sistemas. Numa sala contígua estão instalados os sistemas de controle e de aquisição de dados para os ensaios, incluindo o sistema de supervisão e proteção do banco de ensaios. Além dos sistemas auxiliares o banco de ensaios possui uma fonte de ar comprimido para giro do motor a frio. Há também uma infraestrutura auxiliar para armazenagem e distribuição de combustíveis, composta por tanques subterrâneos, bombas, válvulas, etc. A partida do motor e o acionamento de válvulas são feitos através de fontes de fornecimento de ar comprimido. Um sistema de fornecimento de água é utilizado no resfriamento de gases de exaustão.

Infraestrutura 

O LETG conta com os seguintes recursos:

  • Sistema de aquisição e processamento de dados BENTLY/ADRE, destinado a acompanhar os parâmetros de vibração do motor. Ele combina um equipamento de processamento de sinais dinâmico da BENTLY com o software de aquisição de dados da ADRE;

  • Scanning Valve system para medição de pressão e temperatura;

  • Medidor de vazão de combustível da Metroval;

  • Sistema de alimentação de combustível de alta pressão;

  • Fonte de ar comprimido para partida pneumática do motor ou acionamento a frio do motor;

  • Sistema de medição de empuxo por meio de células de carga, com sistema para compensação de esforços parasitas;

  • Três sistemas de alimentação de óleo lubrificante com controle de vazão, temperatura e pressão de óleo;

  • Sistema para medição de vazão de ar tipo boca de sino (bellmouth), que atende o motor TR5000 (diâmetro de 360 mm e vazão de 8 kg/s);

  • Sistema de elétrico para içamento do motor com capacidade até 300 kg;

  • Sistema Rotadata para posicionamento de sondas com pontas de prova para medição da pressão e temperatura do escoamento;

  • Infraestrutura para fornecimento de combustível com capacidade máxima de 60.000 l;

Competências

  • Atualmente, o LETG está operando dedicado aos projetos Sistema de Propulsão para Defesa (SPD) e Turborreator de 5.000N (TR5000), ambos financiados pela FINEP, que visam entre outros objetivos o desenvolvimento do motor TR5000, derivado dos protótipos do projeto TAPP.

  • O LETG permite a realização de alguns ensaios de turbinas a gás, tais como de desempenho do motor, durabilidade (endurance test), emprego de combustíveis alternativos, efeito da distorção do escoamento na entrada do motor e diversos outros ensaios de pesquisa, desde que as adequações necessárias sejam implementadas para atender o motor a ser ensaiado e a especificidade do ensaio desejado.

 

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: Helder Fernando de França Mendes Carneiro

Telefone: (12) 3947-5213 ou (12) 3947-5238

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 Brasil

LETG

Fim do conteúdo da página