O Laboratório de Ensaio de Turbina a Gás (LETG) foi construído como um dos objetivos do projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP), financiado pela FINEP com recurso do fundo CT-AERO, tendo como interveniente a empresa TGM Turbinas, como convenente a Fundação Casimiro Montenegro Filho – FCMF, e executores os institutos do DCTA IAE e ITA, para atender o desenvolvimento do motor TR5000, projetado e fabricado nesse projeto.
O LETG realiza ensaios estáticos de pesquisa e de desenvolvimento em Turbina a Gás (turbojatos e turbofans) de pequeno e médio portes, podendo atender motores com até 15 kN de empuxo.
O laboratório é composto por uma sala de ensaios, onde se situa a célula de ensaio propriamente dita, com os seus principais equipamentos e instrumentação, e uma estrutura de suporte do motor e seus sistemas. Numa sala contígua estão instalados os sistemas de controle e de aquisição de dados para os ensaios, incluindo o sistema de supervisão e proteção do banco de ensaios. Além dos sistemas auxiliares o banco de ensaios possui uma fonte de ar comprimido para giro do motor a frio. Há também uma infraestrutura auxiliar para armazenagem e distribuição de combustíveis, composta por tanques subterrâneos, bombas, válvulas, etc. A partida do motor e o acionamento de válvulas são feitos através de fontes de fornecimento de ar comprimido. Um sistema de fornecimento de água é utilizado no resfriamento de gases de exaustão.
Infraestrutura
O LETG conta com os seguintes recursos:
-
Sistema de aquisição e processamento de dados BENTLY/ADRE, destinado a acompanhar os parâmetros de vibração do motor. Ele combina um equipamento de processamento de sinais dinâmico da BENTLY com o software de aquisição de dados da ADRE;
-
Scanning Valve system para medição de pressão e temperatura;
-
Medidor de vazão de combustível da Metroval;
-
Sistema de alimentação de combustível de alta pressão;
-
Fonte de ar comprimido para partida pneumática do motor ou acionamento a frio do motor;
-
Sistema de medição de empuxo por meio de células de carga, com sistema para compensação de esforços parasitas;
-
Três sistemas de alimentação de óleo lubrificante com controle de vazão, temperatura e pressão de óleo;
-
Sistema para medição de vazão de ar tipo boca de sino (bellmouth), que atende o motor TR5000 (diâmetro de 360 mm e vazão de 8 kg/s);
-
Sistema de elétrico para içamento do motor com capacidade até 300 kg;
-
Sistema Rotadata para posicionamento de sondas com pontas de prova para medição da pressão e temperatura do escoamento;
-
Infraestrutura para fornecimento de combustível com capacidade máxima de 60.000 l;
Competências
-
Atualmente, o LETG está operando dedicado aos projetos Sistema de Propulsão para Defesa (SPD) e Turborreator de 5.000N (TR5000), ambos financiados pela FINEP, que visam entre outros objetivos o desenvolvimento do motor TR5000, derivado dos protótipos do projeto TAPP.
-
O LETG permite a realização de alguns ensaios de turbinas a gás, tais como de desempenho do motor, durabilidade (endurance test), emprego de combustíveis alternativos, efeito da distorção do escoamento na entrada do motor e diversos outros ensaios de pesquisa, desde que as adequações necessárias sejam implementadas para atender o motor a ser ensaiado e a especificidade do ensaio desejado.