Página inicial > Últimas Notícias > Projeto IFFM4BR apresenta seu Vídeo Institucional

Capa iff gripen intraiae

Sistemas IFF (Identification Friend or Foe) identificam plataformas militares (aeronaves, veículos terrestres e embarcações navais) no combate, melhorando as Regras de Engajamento ao permitir o emprego de mísseis além do alcance visual (BVR) com redução das ocorrências de fratricídio (fogo amigo).

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi incumbido pelo Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) a desenvolver um criptocomputador compatível com o transponder que será aeroembarcado na plataforma SAAB Gripen E/F. Esse equipamento será o primeiro aviônico desenvolvido e certificado no Brasil com tecnologia 100% nacional.

Abaixo, é possível ver uma imagem do primeiro protótipo do Projeto, já testado no Rig de aviônicos do Gripen E/F, na cidade de Linköping (Suécia), em dezembro de 2019.

IFF Criptocomputador

Tendo isso em mente, o projeto apresenta um vídeo que destaca a dificuldade tática existente no reconhecimento dos aliados no ambiente dinâmico que é um teatro de operações militares. Num conflito, o Sistema IFF visa reduzir drasticamente as probabilidades de rejeição de amigos cooperativos e aceitação equivocada de Inimigos que tentem enganar o sistema. É notório, também, o caráter de apoio à Interoperabilidade entre as Forças Singulares, visto que, uma vez implementado, o Sistema IFFM4BR permitirá que Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira se identifiquem em combate de forma segura, com criptografia de ponta, nos exercícios e operações miliares, dentro e fora do território nacional.

No vídeo, é possível ainda perceber a participação de militares do Exército e da Marinha do Brasil no projeto, bem como o apoio inestimável do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ).

Por fim, o Gerente do Projeto, Major Aviador Guilherme Micheli Bedini MOREIRA, destaca que “o vídeo dá a devida ênfase à integração do caça F-39 Gripen E, o qual será a primeira plataforma a receber o Criptocomputador CM4-B, primeiro aviônico a ser desenvolvido no Brasil com tecnologia 100% nacional e que será certificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)”.

Confira o vídeo clicando AQUI.