Página inicial > Últimas Notícias > IAE comemora 63 anos com reinauguração

Após 45 dias fechado, o Observatório foi reaberto para a comunidade.

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA) em São José dos Campos comemorou no dia 20 de outubro seu 63º aniversário. Além de celebrar o aniversário do instituto os funcionários puderam prestigiar a reinauguração do Observatório Astronômico que foi reformado após um incêndio.

Depois de quase dois meses interditado para reforma o Observatório voltou a funcionar e atrair funcionários, familiares e a comunidade para acompanhar os eventos astronômicos. O prédio já estava em obras para melhorias e reparos, mas por complicações nas reformas, as instalações acabaram sendo foco de um incêndio que destruiu parte da cúpula que abriga o telescópio – que não sofreu nenhum dano.

Inaugurado no final dos anos 60, o Observatório Astronômico foi, de longe, o maior instrumento astronômico totalmente construído à época, na América do Sul, e proporcionou a formação da primeira geração de Astrônomos no Brasil e gerou inúmeras teses de mestrado e graduação que se encontram na Biblioteca do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O observatório faz parte do IAE desde de 1996 e traz sessões de observação astronômicas para funcionários e também para o público geral e escolas. Pesquisadores do INPE colaboram no posicionamento dos telescópios, no mapeamento dos fenômenos e nas dúvidas dos visitantes.

Os funcionários e convidados que estavam presentes no luau de aniversário, que já está em sua 6ª edição, puderam aproveitar a reabertura do Observatório para olhar os astros, além de saborear alguns lanches e bebidas oferecidas pelo Instituto. A festa também contou com atração musical, além de pipoca e algodão doce para agradar as crianças.

O Observatório está aberto às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, a fim de receber comitivas de escolas de todo o Vale do Paraíba e visitantes interessados em astronomia. Também recebe, anualmente, os alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA, da Agência Espacial Brasileira (AEB).