Página inicial > Últimas Notícias > IAE sedia a assinatura do contrato de produção dos motores S50

Hoje, dia 22 de dezembro o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE sediou a assinatura do contrato de produção dos motores S50 para os projetos VS-50 e VLM-1.

Estiveram presentes os Exmos Srs Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial-DCTA, Ten Brig do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral e Diretor do IAE, Brig Eng Augusto Luiz de Castro Otero, o Presidente da Avibrás, Eng João Brasil Carvalho Leite e demais integrantes da empresa e o Diretor de Projetos da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais - FUNCATE, Dr. Donizeti Andrade.

Este contrato encerra um extenso trabalho que se iniciou  em setembro de 2015 com a elaboração do Termo de Referência nº 024/2015, no qual o IAE solicitou à FUNCATE a elaboração do Pedido de Oferta para o fornecimento de oito motores S-50, necessários para todas as fases dos projetos VS-50 e VLM-1, até o primeiro voo dos protótipos de cada projeto.

Após mais de um ano de análise dos volumes gerencial, técnico e comercial, onde profissionais do IAE e do GAC-EMBRAER aprofundaram as discussões nas três áreas, chegou-se à Oferta Final Revisão C, de novembro de 2016, da única ofertante, a AVIBRÁS Divisão Aérea e Naval S.A.

Ao longo dos próximos vinte e seis meses a empresa deverá industrializar o projeto do motor S50 e produzir seis motores e seus acessórios, e será acompanhada por técnicos do IAE e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI para o bom desempenho do contrato do ponto de vista técnico e de qualidade, e pela FUNCATE do ponto de vista gerencial, financeiro e administrativo. Os dois motores restantes serão objeto de Termo Aditivo ao contrato, após a revisão, submissão e aprovação de Termo Aditivo ao Convênio 001/2015, entre o IAE e a FUNCATE, para o desenvolvimento do VLM-1.

O IAE agradece o esforço e o apoio de todos os servidores e militares do Instituto, do GAC-EMBRAER, do IFI, da FUNCATE, da AVIBRAS e da Agência Espacial Brasileira -AEB para que fosse possível atingir este importante marco para o desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites.