Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Descrição 

O projeto Sistema de Propulsão para Defesa (SPD) está em vigência no IAE, com a participação do ITA, e é financiado pela FINEP, sendo que a maior parte dos recursos é destinada à implantação de bancos de ensaios de componentes de motores a jato. O protótipo de motor turbojato utilizado no projeto foi produzido pelo projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP), encerrado em 2012. O projeto SPD visa ampliar a infraestrutura de ensaios de turbinas a gás do DCTA/IAE. O motor TAPP passou a ser chamado por Turborreator TR5000 em razão de importantes melhorias que foram introduzidas por conta do projeto SPD. Esse motor foi especificado visando o seu emprego em veículos aéreos não tripulados para uso de defesa. Neste projeto, espera-se obter uma versão autônoma do motor, que independe dos sistemas auxiliares do banco de ensaios para sua operação, dando assim os primeiros passos para obtenção do protótipo de voo.

Objetivo

O Projeto SPD pretende atingir dois objetivos principais: desenvolvimento do motor tipo turbojato, totalmente nacional, de 5 kN de tração; ampliação da infraestrutura de ensaios com implantação de um banco de ensaios para pesquisa e desenvolvimento de compressores, e uma bancada para testes de sobrevelocidade do conjunto rotativo do motor (Spin Test). Como objetivo secundário, é previsto o projeto de uma versão turboeixo desse motor para emprego estacionário na geração de eletricidade.

Coordenador

Servidor Marcelo Assato

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(12) 3947-5212

 

Status

Ativo

 

Fim do conteúdo da página