Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
 
 

Descrição

O Motor L75 é um motor de foguete a propelente líquido para aplicação em estágio superior de um veículo lançador de satélites, com capacidade de gerar empuxo de 75 kN no vácuo com ciclo de gerador de gás, alimentado por turbobomba e empregando oxigênio líquido e etanol como propelentes. Este motor usa uma câmara de empuxo regenerativa, resfrigerada pelo combustível. A turbobomba é composta de uma bomba oxidante, uma bomba de combustível e uma turbina de fluxo axial, todas montadas no mesmo eixo. A turbina é acionada pelos gases de combustão de um gerador de gás bipropelente, que utiliza os mesmos propeletes da câmara de empuxo. O motor L75 foi concebido para ter seu próprio sistema de controle eletrônico, que fornece as funções de controle, monitoramento e comunicação.

Objetivo

Desenvolvimento de um motor foguete a propelente líquido capaz de equipar um veículo lançador, permitindo ao Brasil atingir a capacidade de colocar satélites em órbita. Como objetivos intermediários, estão sendo desenvolvidas diversas tecnologias e capacidades industriais inexistentes no Brasil para atender aos diversos desafios tecnológicos em propulsão líquida, abrindo caminho para o desenvolvimento futuro de motores com maior desempenho.

Gerente

Daniel Soares de Almeida

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(12) 3947-5087

Status

O projeto encontra-se paralisado

L751
“Mock-up” do motor L75

Ensaio no IAE

 

L75
Fim do conteúdo da página