Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos > Em desenvolvimento > Turborreator de 5000N
Início do conteúdo da página
 
Descrição

O projeto TR-5000 é executado em parceria com a empresa TGM Turbinas (grupo WEG) e possui financiamento da FINEP. Em relação ao desenvolvimento do motor, este projeto prevê a realização de ensaios do motor já com seus sistemas auxiliares integrados ao motor, cujos protótipos estão contemplados no projeto Sistemas de Propulsão para Defesa (SPD), projeto também em andamento neste Instituto.

Sendo a continuidade do projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência, TAPP, e do projeto SPD, o Projeto TR-5000 visa capacitar o Brasil no domínio da tecnologia de projeto, desenvolvimento e ensaio de turbinas a gás.

 
Objetivo

O projeto Turborreator de 5000N (TR-5000) visa desenvolver um turborreator aeronáutico nacional, atendendo aos requisitos de instalação em veículos aéreos, de uso militar e civil. Além deste, outro importante objetivo é a ampliação da infraestrutura de ensaios de P&D de componentes de turborreatores por meio da implantação dos bancos de ensaios de câmara de combustão e de estágios de turbinas.

Coordenador

1° Ten Eng Vitor Alexandre Carlesse Martins

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(12) 3947-5221

 

Status

Ativo

TR5000

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página