Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Mais notícias > Equipe do Projeto IFFM4BR realiza visita ao CAvEx
Início do conteúdo da página

1

No último dia 24 de agosto o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio da equipe do Projeto IFFM4BR - Fase 2, esteve em Taubaté para visitar o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), sede do 1º BAvEx (Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves). O 1º BAvEx é a Unidade Aérea responsável por operar o HM-4 Jaguar, designação do Exército para o Helicóptero Airbus H225M.


A visita fez parte das atividades de levantamento da viabilidade técnica de integração dos equipamentos IFF em desenvolvimento no IAE nas plataformas militares das FFAA a serem selecionadas para operarem o Sistema IFF Modo 4 Nacional. Na oportunidade, foi realizada uma apresentação do Projeto IFFM4BR a militares do CAvEx. Além disso, foi possível aos membros do Projeto conhecer os equipamentos IFF e a Interface Homem-Máquina (HMI, Human-Machine Interface, em inglês) do novíssimo HM-4 5012, primeira aeronave recebida na versão Operacional do Exército Brasileiro (EB).

2
O Airbus H225M foi o Helicóptero escolhido como solução para o Projeto H-XBR, primeira aeronave das Forças Armadas a ser adquirida, certificada e operada, simultaneamente, pelas três Forças Singulares. Justamente por isso, sua compatibilidade com o Criptocomputador CM4-L, em desenvolvimento no IAE, é considerada como objetivo estratégico para a equipe do Projeto IFFM4BR. A ideia é atender Marinha, Exército e Aeronáutica com um mesmo padrão de criptocomputador, economizando meios e viabilizando, com enorme antecedência, a interoperabilidade entre as Forças.

3
Ao fim da visita o gerente do Projeto IFF, Maj Av Moreira, realizou, em nome do Diretor do IAE, os devidos agradecimentos ao CAvEx pela calorosa recepção e disponibilidade. “A cooperação das três Forças é uma característica marcante no Projeto IFFM4BR e somente unindo nossos esforços atingiremos esse objetivo”, destacou o Major Moreira.

Fim do conteúdo da página