Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Equipe do DLR-Moraba Visita o Local do Ensaio Estrutural do Motor S-50
Início do conteúdo da página

dlr3

Uma equipe do DLR-Moraba, que é uma Divisão da Agencia Espacial Alemã (DLR), parceira do IAE no desenvolvimento do Projeto VS-50/VLM-1,  visitou o laboratório do X-20, onde está sendo preparado o ensaio estrutural do Envelope Motor S-50. Esta equipe do DLR está no IAE para realizar ensaio HIL (Hardware in the Loop) do sistema de controle dos veículos VS-50 e VLM-1, em conjunto com a equipe de ensaios da ACE-C.

O Ensaio Estrutural vem sendo planejado pelo IAE e pela Avibras desde agosto de 2018, e demandou grande esforço das equipes técnicas e gerenciais envolvidas no Projeto VS-50/VLM-1, no sentido de definir todos parâmetros do ensaio, as estruturas e interfaces mecânicas necessárias e o apoio logístico para que o setup de ensaios possa ser montado.

O Objetivo do ensaio estrutural é testar a resistência do Envelope-Motor S50 às cargas de voo previstas para o 1º e 2º estágios do VLM-1. Para que esse objetivo seja atingido, o motor será testado tanto na situação pressurizado (com água), representando o voo do 1° estágio do VLM-1, quanto na situação não pressurizado, representando o voo do 2º estágio do VLM-1 (não ignitado) durante a fase de queima do 1º estágio.  As cargas serão aplicadas no motor através de 06 atuadores hidráulicos que serão montados no setup.

Este ensaio representa um importante passo no processo de Qualificação em Solo do Motor S-50 e a previsão é que o Ensaio Estrutural seja realizado no final de agosto de 2019, após toda a preparação do setup de ensaios estiver concluída.

Fonte/Imagens: Mj Lacerda (APJ)

dlr4

Fim do conteúdo da página