Projeto Gerente Divisão Status até SET2016 Resumo
Elaboração de rotinas computacionais para análise vibro-acústica de estruturas aeroespaciais submetidas a excitações acústi-cas aleatórias Carlos D'Andrade Souto AIE Projeto em fase de conclusão (previsão 2º tri de 2106, mas não possui relatório). O carregamento acústico gerado na decolagem de um foguete é muito intenso e induz vibrações na estrutura do foguete que podem danificar componentes eletrônicos mais delicados ou mesmo a própria carga útil. A melhor descrição matemática para este carregamento é um campo acústico difuso. Este campo de pressão sonora é caracterizado pela idêntica distribuição da energia acústica em todas as direções. Tal excitação acústica pode ser relacionada com um processo aleatório e é geralmente descrita em termos da pressão sonora global (e seu respectivo conteúdo espectral) e funções de correlação apropriadas. A maioria dos programas de elementos finitos comerciais não permite a utilização das funções de correlações de campo difuso e sim de funções mais simples para excitações aleatórias gerais. Este trabalho tem por objetivo elaborar uma rotina computacional em ambiente MATLAB que permitirá calcular a resposta vibro-acústica de um sistema aerospacial submetido à excitação por campo acústico difuso utilizando malhas de elementos finitos geradas por programas comerciais.
Estudo teórico-experimental do sloshing em tanques cilíndricos verticais Carlos D'Andrade Souto AIE 30% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. Os efeitos causados pelo fenômeno do “sloshing” em veículos onde a massa de líquidos transportada é muito grande em relação à massa total do veículo devem ser considerados ainda na fase de concepção. No caso de foguetes a propelente líquido uma alteração nas propriedades dinâmicas do veículo pode prejudicar seriamente a atuação do sistema de controle podendo levar a falha catastrófica. Tendo em vista o desenvolvimento pelo IAE, da tecnologia de motores – foguete a propelente líquido, este projeto visa realizar estudos numéricos e experimentais sobre “sloshing” em tanques cilíndricos verticais e avaliar estratégias para amortecer as oscilações do fluido. Neste projeto será implementada a condição de contorno de ondas de superfície em rotinas computacionais já desenvolvidas que utilizam elementos finitos eulerianos com a pressão acústica como variável nodal, possibilitando incluir o efeito de “sloshing” na análise de tanques rígidos e flexíveis.
Estudo do comportamento aeroelástico de veículos espaciais de lançamento José Guido Damilano ASE 37% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. Este projeto visa o desenvolvimento de uma metodologia de análise aeroelástica de veículos espaciais, considerando o estudo como um trabalho multidisciplinar que envolve análises estruturais, aerodinâmicas, termoelásticas, e trajetórias.
Instrumentação de equipamentos para avaliação térmica de compósitos termoestruturais Ronald Izidoro Reis AMR 65% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. O projeto tem por objetivo montar um medidor de condutividade térmica até 250° C para materiais de uso aeroespacial utilizados em sistemas de blindagem térmica de veículos lançadores (tubeiras e escudos térmicos). A condutividade térmica é uma propriedade fundamental na caracterização de materiais e de projeto de equipamentos aeroespaciais pois permite estabelecer parâmetros associados com tensões térmicas advindas tanto de processos de ablação quanto de situações em que ocorrem gradientes de temperaturas elevados.
Análise do escoamento estacionário e transiente no interior de bocais de motores foguete desenvolvidos pelo IAE Cayo Prado Fernandes Francisco ALA 39% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017.  
Arquitetura de software para plataforma computacional redundante embarcada em veículos lançadores Luciana Akemi Burgareli AEL 48% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. Analisar, definir e modelar uma arquitetura de software crítico espacial embarcado, em uma plataforma computacional redundante, utilizando uma Linguagem de Descrição de Arquitetura (ADL).
Avaliação da dinâmica do voo da reentrada atmosférica de veículos espaciais considerando os efeitos de ablação Humberto Araújo Machado ASE 65% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta de engenharia (programa computacional) para simulação do processo de iteração entre a ablação do escudo térmico e a trajetória e comportamento dinâmico do veículo.
Desenvolvimento de sistema de pressurização de alto desempe-nho aplicado em atuadores do tipo tubeira móvel para veículos lançadores de satélites Euler Gonçalves Barbosa ASE 55% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. Este Projeto de Pesquisa visa desenvolver um Sistema de Alimentação Hidráulica de alta pressão (Pressure-Fed-System) com alto desempenho aplicado em um sistema de atuação do tipo tubeira móvel. Busca dominar tecnologia crítica para veículos lançadores com tecnologia disponível no Brasil (utilizando COTS -Comercials-Of-The-Shelf e evitar componentes militares ou controlados). O produto final poderá ser aplicado a atuadores hidráulicos de forma a obter desempenho característicos de TVCs para veículos lançadores.
Análise do escoamento ao redor de corpos rombudos utilizando técnicas quantitativas de visualização de escoamentos: uma aplicação ao caso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) Ana Cristina Avelar Batista de Jesus ACA 25% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. O projeto visa uma investigação experimental em túnel de vento para obtenção de campos de pressão, coeficientes de pressão, de velocidades ao redor de corpos rombudos considerando duas geometrias diferentes: cilindros de base circular e base quadrada, que será uma representação da TMI. Uma meta importante desta proposta é obtenção, em túnel de vento, de coeficientes globais de pressão utilizando a técnica PSP em regime subsônico simultaneamente com a técnica PIV para campos de velocidades.