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Descrição

O Motor L75 é um motor de foguete a propelente líquido para aplicação em estágio superior de um veículo lançador de satélites, com capacidade de gerar empuxo de 75 kN no vácuo com ciclo de gerador de gás, alimentado por turbobomba e empregando oxigênio líquido e etanol como propelentes. Este motor usa uma câmara de empuxo regenerativa, refrigerada pelo combustível. A turbobomba é composta de uma bomba oxidante, uma bomba de combustível e uma turbina de fluxo axial, todas montadas no mesmo eixo. A turbina é acionada pelos gases de combustão de um gerador de gás bipropelente, que utiliza os mesmos propeletes da câmara de empuxo. O motor L75 foi concebido para ter seu próprio sistema de controle eletrônico, que fornece as funções de controle, monitoramento e comunicação.

Objetivo

Desenvolvimento de um motor foguete a propelente líquido capaz de equipar um veículo lançador, permitindo ao Brasil atingir a capacidade de colocar satélites em órbita. Como objetivos intermediários, foram desenvolvidas diversas tecnologias e capacidades industriais inexistentes no Brasil para atender aos diversos desafios tecnológicos em propulsão líquida, abrindo caminho para o desenvolvimento futuro de motores com maior desempenho.

Resultados

O projeto foi encerrado em 2021, tendo concluído a fase 1 e atingindo um nível de maturidade tecnológica (TRL) igual a 3, podendo-se destacar as seguintes realizações:

  • Foram realizados 45 ensaios em diferentes condições de trabalho, com pressões de câmara variando de 38 a 60 bar e razões de mistura (vazão mássica de oxidante sobre vazão mássica de combustível) entre 1,2 e 1,8.

  • Pela primeira vez foi ensaiada uma câmara calorimétrica  (refrigerada a água) no banco de 20 kN.

  • Em nenhum caso ocorreu instabilidade de combustão de alta frequência.

  • Os ensaios foram bem sucedidos trazendo valiosas informações à equipe de propulsão líquida do IAE.

Gerente

Daniel Soares de Almeida

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(12) 3947-5087

Status

  • Foram realizados 45 ensaios em diferentes condições de trabalho, com pressões de câmara variando de
    38 a 60 bar e razões de mistura (vazão mássica de oxidante sobre vazão mássica de combustível) entre 1,2 e 1,8.
  • Pela primeira vez foi ensaiada uma câmara calorimétrica  (refrigerada a água) no banco de 20 kN.
  • Em nenhum caso ocorreu instabilidade de combustão de alta frequência.
  • Os ensaios foram bem sucedidas trazendo valiosas informações à equipe de propulsão líquida do Instituto.
L75 imagem1
L751
“Mock-up” do motor L75

Ensaio no IAE

 

L75
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