Grande Mancha Vermelha em Júpiter. [imagem: NASA/SwRI/MSSS. tratamento: Wandeclayt M.]
Grande Mancha Vermelha em Júpiter. [imagem: NASA/SwRI/MSSS. tratamento: Wandeclayt M/IAE].

A NASA disponibilizou na última semana as imagens mais detalhadas já obtidas do planeta Júpiter. As fotos foram tiradas pela sonda Juno em sua sétima aproximação ao gigante gasoso. Entre os pontos de interesse fotografados está a Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade monitorada há mais de 3 séculos  pelos astrônomos. Desde sua descoberta, foram observadas mudanças de coloração e contraste na Mancha, além de uma constante diminuição de suas dimensões. Apesar do encolhimento, a Grande Mancha Vermelha ainda mede mais de 12000km na direção norte-sul - comparável ao diâmetro da Terra - e é visível mesmo em telescópios de pequena abertura (a partir de 150mm).

As imagens brutas (sem tratamento) capturadas pela sonda também estão disponíveis ao público para edição e submissão à galeria de imagens na página do projeto. As imagens podem ser baixadas no endereço https://www.missionjuno.swri.edu/junocam/processing e em seguida processadas em softwares de tratamento de imagem. A imagem que abre este artigo mostra em detalhe a Grande Mancha Vermelha e foi processada a partir das imagens brutas.

Júpiter está visível no céu no início da noite até Agosto e pode ser observado nos telescópios do Observatório Astronômico do IAE, identificando detalhes como a Grande Mancha Vermelha, faixas equatoriais e seus quatro maiores satélites (Io, Ganimedes, Europa e Calisto).

O Observatório abre todas as Terças das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (12) 3947-4468.